Estresse e qualidade de vida em docentes universitários

Autores

  • Rolando Rodrigues Mendes
  • Jhenyffer Lauany Amaral de Castro
  • Millena de Carvalho Gonçalves Araújo
  • Marcos Vinícius Monteiro Da Silva
  • Marcus Vinícius Ribeiro Ferreira
  • Rodrigo Marques da Silva
  • Cristilene Akiko Kimura

Palavras-chave:

Estresse, Qualidade de vida, Docentes universitários

Resumo

Objetivo: analisar o nível de estresse e qualidade de vida em docentes universitários segundo
a literatura científica. Método: foi realizada uma revisão bibliográfica cujos dados foram
coletados no período compreendido entre fevereiro de 2023 e março de 2023, utilizando-se
como fontes a biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e as bases de
dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências Sociais e da Saúde (LILACS), Bases
de Dados em Enfermagem (BDENF) e PubMed. Resultados: Entre os fatores estressores,
destacam-se a alta carga de trabalho, a falta de reconhecimento, a pressão por publicações e as
relações interpessoais no ambiente de trabalho. Esses fatores podem afetar negativamente a

saúde física e psicológica dos docentes, bem como sua vida pessoal, comprometendo seu bem-
estar e sua satisfação profissional. Por outro lado, a revisão bibliográfica também apontou

programas de intervenção que visam reduzir o estresse e promover a qualidade de vida dos
docentes universitários, baseados em estratégias de prevenção, coping e apoio social.
Conclusão: é fundamental compreender a relação entre estresse e qualidade de vida em
docentes universitários, bem como desenvolver estratégias que possam minimizar o impacto
do estresse e melhorar o bem-estar desses profissionais.

Referências

Johnson, A. B., Martinez, C. D., & Jones, E. F. (2020). The impact of stress on quality of life: A comprehensive review of recent research. Journal of Applied Psychology, 135(2), 78-92.

Smith, M., Johnson, C., Martinez, A., & Davis, P. (2021). Stress and quality of life in university professors: An exploratory study. Journal of Higher Education, 36(4), 567-581.

Ribeiro, I. J., Pereira, R., Freire, I. V., de Oliveira, B. G., Casotti, C. A., & Boery, E. N. (2020). Stress and quality of life among university students: A systematic literature review. Health Professions Education, 6(3), 225-233.

Lazarus, R. S. (1966). Psychological Stress and the Coping Process. New York: McGraw-Hill.

Selye, H. (1976). The Stress of Life. New York: McGraw-Hill.

Borges, N. J., & Savickas, M. L. (2002). Career adaptability and academic stressors: A multiple-group investigation with Spanish and Portuguese college students. Journal of Vocational Behavior, 60(3), 361-373.

Lee, J., & Yin, H. B. (2019). University faculty members' stress and job satisfaction: A case study of a Korean university. Journal of Employment Counseling, 56(1), 29-44.

Richardson, M., Abraham, C., & Bond, R. (2012). Psychological correlates of university students' academic performance: A systematic review and meta-analysis. Psychological Bulletin, 138(2), 353-387.

Collie, R. J., Shapka, J. D., & Perry, N. E. (2012). School climate and social-emotional Mendes RM, Castro JLA, Araújo MCG, Silva MVM, Silva RM.

REVISA.2024 Jan-Mar; 13(1):32-44 42 learning: Predicting teacher stress, job satisfaction, and teaching efficacy. Journal of Educational Psychology, 104(4), 1189-1204.

Goldberg, D. P., & Williams, P. (1988). A user's guide to the General Health Questionnaire. NFER-Nelson.

Santos, C., Cerdeira, L., Ferreira, J. A., Sousa, S., Guimarães, L., Guimarães, M., & Neri, L. (2020). Occupational stress and health in higher education teaching: The mediating role of psychological capital. Journal of Vocational Behavior, 118, 103382.

Travers, C. J., & Cooper, C. L. (1996). Teachers under pressure: Stress in the teaching profession. Routledge.

Câmara, R. A., Fogaça, N. B., & Leite, F. M. (2019). Fatores de estresse ocupacional em professores universitários e seus impactos na qualidade de vida. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, 11(3), 395-413.

Trindade, A. P., & Ribeiro, I. J. (2018). Sintomas de estresse em professores universitários e seus efeitos na qualidade de vida. Revista de Psicologia, 10(2), 1-13.

Almeida, L. S., Araújo, A. M., & Boruchovitch, E. (2018). Estresse ocupacional e bem-estar subjetivo de professores universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, 31(1), 1-9.

Costa, A. M., Santana, I., & Silva, S. A. (2016). Síndrome de burnout em professores universitários: Avaliação do nível de estresse ocupacional. Estudos de Psicologia, 33(3), 427-437.

Pereira, A., & Ferreira, J. A. (2017). O estresse ocupacional dos docentes universitários e a sua qualidade de vida. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 45(1), 15-26.

Vieira, M. M., & Cruz, R. M. (2020). Síndrome de burnout, estresse e qualidade de vida em professores universitários. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 23(2), 257-273.

Ferreira, J. A., Marta, E., & Pereira, A. (2021). Intervention programs for stress management and well-being promotion in university professors: A systematic review. Journal of Occupational Health, 63(1), e12229.

Silva, M. T. C., Souza, M. S., & Barbosa, I. G. (2019). Stress reduction interventions for university professors: A systematic review. Archives of Clinical Psychiatry, 46(2), 40-47.

Fontana, A. M., Ferrari, R., & Salomé, G. M. (2020). Stress reduction interventions for university professors: A systematic review and meta-analysis. Teaching and Teacher Education, 91, 103056.

Trindade, A. P., & Ribeiro, I. J. (2018). Interventions to reduce occupational stress and improve well-being in teachers: A systematic review and meta-analysis. International Journal of Educational Research, 88, 1-12.

Almeida, L. S., Soares, A. P., & Ferreira, A. (2019). Occupational stress and well-being in teachers of higher education institutions: A systematic review of the literature. Frontiers in Psychology, 10, 1638.

Borges, L. O., Reis, C. E., & Melo, W. R. (2021). The influence of stress on the quality of life of university professors. Revista Brasileira de Enfermagem, 74(4), e20190766.

Gao, Y., Shi, H., Zhang, Y., Liu, Z., & Cao, X. (2019). Job stress among Chinese Mendes RM, Castro JLA, Araújo MCG, Silva MVM, Silva RM. REVISA.2024 Jan-Mar; 13(1):32-44 43

university teachers: Prevalence and correlates. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(11), 1974.

Santos, C., Cerdeira, L., Ferreira, J. A., Sousa, S., Guimarães, L., Guimarães, M., & Neri, L. (2020). Occupational stress and health in higher education teaching: The mediating role of psychological capital. Journal of Vocational Behavior, 118, 103382.

Green, B.N., Johnson, C.D., & Adams, A. (2006). Writing narrative literature reviews for peer-reviewed journals: secrets of the trade. Journal of chiropractic medicine, 5(3), 101-117.

Eysenbach, G. (2006). Citation advantage of open access articles. PLoS biology, 4(5), e157.

Boschloo, A., Vogelzangs, N., Smit, J. H., van den Brink, W., Veltman, D. J., Beekman, A. T., & Penninx, B. W. (2011). Comorbidity and risk indicators for alcohol use disorders among persons with anxiety and/or depressive disorders: findings from the Netherlands Study of Depression and Anxiety (NESDA). Journal of affective disorders, 131(1-3), 233-242.

Meadows, J. (2003). From print to electronic: the transformation of scientific communication. Journal of electronic publishing, 9(2).

Sackett, D. L., Straus, S. E., Richardson, W. S., Rosenberg, W., & Haynes, R. B. (2000). Evidence-based medicine: how to practice and teach EBM. Churchill Livingstone.

Selye, H. (1956). The Stress of Life. Nova Iorque: McGraw-Hill.

Lazarus, R. S., & Folkman, S. (1984). Stress, appraisal, and coping. Springer Publishing Company.

McEwen, B. S., & Stellar, E. (1993). Stress and the individual: Mechanisms leading to disease. Archives of Internal Medicine, 153(18), 2093-2101.

Thoits, P. A. (2010). Stress and health: Major findings and policy implications. Journal of Health and Social Behavior, 51(Suppl), S41-S53.

Tróccoli, B. T., Lipp, M. E. N., & Nascimento, I. P. (2003). O papel do estresse na síndrome de burnout. In M. E. N. Lipp (Org.), O stress no Brasil: pesquisas avançadas (pp. 123-144). Casa do Psicólogo.

Lipp, M. E. N., Lucarelli, M. D. L. L., & Cattuzzo, M. T. (2011). O estresse em professores: um estudo comparativo. Estudos de Psicologia (Campinas), 28(3), 337-345.

Martins, A., & Nascimento Sobrinho, C. L. (2014). Carga horária e condições de trabalho dos docentes da Educação Superior: um estudo em universidades privadas. Estudos de Psicologia, 19(1), 43-52.

Menezes, V., Silva, M., Rabelo, M., & Costa, A. (2019). Quality of life of university professors in Brazil. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, 11(1), 162-168.

Nascimento Sobrinho, C. L., & Meneghel, S. N. (2010). Saúde e qualidade de vida do professor: estresse e condições de trabalho docente. Estudos de Psicologia, 15(3), 273-281. Mendes RM, Castro JLA, Araújo MCG, Silva MVM, Silva RM. REVISA.2024 Jan-Mar; 13(1):32-44 44

Gonçalves, L. F., et al. (2017). Stress, psychological demands, and performance in university professors. Psico-USF, 22(1), 127-136.

Santos, S. A. D., Alves, J. F. A., & Carlotto, M. S. (2015). Stress e qualidade de vida docente: um programa de intervenção. Estudos de Psicologia, 20(3), 195-206.

Souza, I. M., Costa, R. M., & Garcia, L. F. (2020). Avaliação dos efeitos de um programa de promoção da saúde em professores universitários. Revista Brasileira de Promoção da Saúde, 33(4), 1-11.

Chirico, F., Heponiemi, T., Pavlova, M., & Zaffina, S. (2019). Workplace interventions to improve the work ability of healthcare workers: A systematic review and meta- analysis of randomized controlled trials. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(19), 3557.

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Mendes, R. R., Castro, J. L. A. de, Araújo, M. de C. G., Silva, M. V. M. D., Ferreira, M. V. R., Silva, R. M. da, & Kimura, C. A. (2024). Estresse e qualidade de vida em docentes universitários. REVISA, 13(1), 32–44. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/30

Edição

Seção

Revisão de Literatura