Micro duelo: adaptação do jogo Yu-Gi-Oh para o ensino da Microbiologia

Autores

  • Bruno de Jesus Fontes
  • Rosania Borges Costa
  • Iris Nascimento Freitas
  • Hélio Mitoshi Kamida
  • Raquel Guimarães Benevides
  • Silvane Maria Braga Santos
  • Simone Souza de Oliveira
  • Claudio Roberto Nobrega Amorim

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Microbiologia, Material didático, Jogo de cartas, Yu-Gi-Oh

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de professores tutores e professores da Educação Básica, participantes do curso EAD Ensino de Ciências para a Promoção de Saúde na Escola Básica, na construção de um material didático-pedagógico para ser utilizado em sala de aula. Método: Para diversificar a rotina de aulas no ensino de Ciências e Biologia, direcionadas para alunos do ensino médio, os professores da Educação Básica que trabalharam os conteúdos do módulo de Saúde e Educação, desenvolveram um jogo de cartas que aborda a microbiologia, inspirado em Yu-Gi-Oh, uma série animada de mangá (histórias japonesas em quadrinhos), onde os jogadores usam cartas para duelar, em uma batalha simulada. Resultados: O material didático descreve os principais conceitos utilizados no jogo (duelo, pontos de vida, tipos de cartas etc.), as fases do duelo e os passos para iniciar o jogo. As cartas foram adaptadas para os assuntos abordados na microbiologia e continham nome do agente, tipo, descrição, atributo em cores, nível de ação em estrelas, número da carta e os pontos de ataque e de defesa. Conclusão: Espera-se estimular a interação e o aprendizado dos estudantes, através da aquisição de habilidades indispensáveis ao desenvolvimento intelectual e facilitação dos conceitos relacionados à microbiologia. 

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Publicado

2024-01-07

Como Citar

Fontes, B. de J., Costa, R. B., Freitas, I. N., Kamida, H. M., Benevides, R. G., Santos, S. M. B., … Amorim, C. R. N. (2024). Micro duelo: adaptação do jogo Yu-Gi-Oh para o ensino da Microbiologia . REVISA, 13(Esp1), 274–283. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/17

Edição

Seção

Relato de Experiência