Enfermagem no Cuidado de Crianças com Transtorno de Espectro Autista
Palavras-chave:
Crianças, Cuidado de Enfermagem, Transtorno de Espectro AutistaResumo
Objetivo: Descrever o cuidado de Enfermagem à criança com TEA e sua família. Método: Trata-se de uma revisão de literatura narrativa. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Foram utilizadas como palavras-chave: crianças, cuidado, e enfermagem Transtorno de Espectro Autista. Resultados: as competências e habilidades dos profissionais de Enfermagem no ambiente hospitalar vislumbram a importância da empatia, imbuído em uma visão holística para o cuidado com a criança autista. É necessário apresentar diferentes estratégias para o trato com a criança autista em suas necessidades hospitalares e assim propor o desenvolvimento de pesquisas clínicas para o aprimoramento da temática e futura usualidade no espaço hospitalar. Conclusão: Conclui-se que a enfermagem em seu papel interventivo urge por responsabilidade no que tange ao diagnóstico precoce do autismo. A ligação entre o enfermeiro, a criança autista e seus familiares é de suma importância para que a escuta seja qualificada e a prestação de assistência diferenciada.
Referências
Fávero-Nunes MA, Santos MA. Depressão e qualidade de vida em mães de crianças com transtornos invasivos do desenvolvimento. Revista Latino-América de Enfermagem 18(1). Jan – fev 2010.
Sena R, Medeiros R, Silva G, Sobreira M. Prática e conhecimento dos enfermeiros sobre o autismo infantil. 2015.
Camargo SPH, Rispoli M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 639-650, set./dez. 2013.
Santos SA. Transtornos Globais do Desenvolvimento TGD procedimentos e encaminhamentos. Departamento de Educação Especial Diretoria de políticas e tecnologias educacionais. Curitiba ,2016.
Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
Mercadante MT, Gaag RJV, Schwartzman JS. Transtornos invasivos do desenvolvimento não-autísticos: Sindrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância e transtornos invasivos do desenvolvimento sem outra especificação. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28(supl. I), S12-S20. 2006.
Mello AMSR. Autismo: guia prático. 5 ed. São Paulo: AMA. Brasília: CORDE, 2007.
Cunha E. Autismo e incluso: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família/ Eugênio Cunha. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.
Batista, MSB et al. Relatos de experiência de saberes profissionais, Interdisciplinares e transversais na área da Saúde. 1. ed. Aracaju, SE: Criação Editora, 2022.
Klin A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Yale University School of Medicine. USA, 2006.
Carniel E, Saldanha L, Fensterseifer L. A atuação do enfermeiro frente à criança autista. 2014.
Dartora D, Mendieta M, Franchini B. A equipe de enfermagem e as crianças autistas. Universidade Federal de Pelotas. 2014.
Velloso R, Duarte C, Schwartzman J. Evaluation of the theory of mind in autism spectrum disorders with the Strange Stories. Arq. neuro psiquiat. 2013.
Barbosa C, Couto F, Gomes R, Emmerick V, Xavier Z. Atuação do enfermeiro frente aos modelos substitutivos no tratamento aos portadores de transtornos mentais. Littera Docente & Discente em revista. 2012.
Smeha L, Cezar P. A vivência da maternidade de mães de crianças com autismo. Psicol estud. 2011.
Da Silva Mesquita, Égila Thalia et al. A assistência de enfermagem prestada à criança autista. Saúde em Foco: Temas Contemporâneos - Volume 1, 2017.
Schmidt C, Bosa C. A investigação do impacto do autismo na família: revisão crítica da literatura e proposta de um modelo. Interação psicol. 2003.
Silva MMC. Diagnosticando o transtorno autista: Aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 29, n. 1, p. 116-131, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Divulgação Científica Sena Aires

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.