Aplicabilidade da Nursing Activities Score para avaliação da carga de trabalho da enfermagem nas unidades de terapia intensiva

Autores

  • Lúcia Medeiros Di Lorenzo
  • Magali Hiromi Takashi
  • Vanessa dos Reis
  • Katia Jaqueline da Silva Cordeiro
  • Samantha Folly Costa
  • Íria de Fátima Melo de Morais

Palavras-chave:

Enfermagem, Unidades de Terapia Intensiva, Condições de Trabalho

Resumo

Objetivo: Analisar as produções científicas quanto ao uso da Nursing Activities Score e a carga de trabalho da enfermagem nas Unidade de Terapia Intensiva. Método: Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. A pesquisa ocorreu entre os meses de novembro e dezembro, ano de 2022. Nas seguintes bases de dados: Portal de Periódicos da CAPES, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online. Resultados: A pesquisa reuniu 10 artigos sobre o tema, o quais foram analisados conforme o Sistema GRADE e colocados em quadro único para melhor exposição. Conclusão: planejar e organizar uma UTI baseada em evidências traz benefícios. Uma assistência fundamentada e com direcionamento promove a saúde dos pacientes de forma eficaz.

Referências

Ieger FL. Carga de trabalho da equipe de enfermagem baseada na escala nursing activities score em unidade de terapia intensiva adulto. Revista de Saúde Dom Alberto. 2021; 8(1).

Candemil IL. Carga de trabalho da equipe de enfermagem em unidade de terapia intensiva adulta: análise do Nursing activities Score. Universidade Federal de Santa Catarina, 2020.

Silva AK. A aplicação da escala de Nursing Activities Score (NAS) em unidade de terapia intensiva. Universidade Federal de Pernambuco, 2022.

Brasil. Diretrizes metodológicas: Sistema GRADE, 2014.

Monteiro SA. Aplicação do nursing activities score nas unidades de terapia intensiva brasileira: revisão integrativa da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020, v. 12, n. 10. 6. Batassini E. Nursing Activities Score: qual periodicidade ideal para avaliação da carga de trabalho?. Acta Paulista de Enfermagem, 2019, v. 32, p. 162-168.

Soares MK. Carga de trabalho e dimensionamento em unidade de internação neonatal: uso do Nursing Activities Score. Enfermagem em Foco, 2021: 12: 2.

Oliveira EM. Nursing Activities Score e custo da assistência de enfermagem precisavam e estavam disponíveis. Revista Brasileira de Enfermagem, 2019, v. 72. 9. Leger FL, Rockembach FL. Carga de Trabalho da Equipe de Enfermagem Baseada na Escala Nursing Activities Score em Unidade de Terapia Intensiva Adulto. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020, v. 8, n. 1, p. 14-35.

Cabral JVB. Nursing Activities Score como ferramenta para avaliar a carga do trabalho de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021, v. 13, n. 2.

Pinno C. Carga de trabalho numa unidade de internamento hospitalar de acordo com o Nursing Activities Score. Revista de Enfermagem Referência. 2020; 4.

Nassiff A. Carga de trabalho de enfermagem e a mortalidade dos pacientes em Unidade de Terapia Intensiva. Texto & Contexto-Enfermagem. 2018; 27.

Martins, VHS. Sobrecarga do trabalho de enfermagem por meio do Nursing Activities Score como instrumento avaliativo. Pesquisa, Saúde e Desenvolvimento, 2020. 14. Amadeu LM. Carga de trabalho de enfermagem em unidade de terapia intensiva destinada a pacientes com queimaduras. Revista Brasileira de Enfermagem. 2020; 73.

Publicado

2023-04-10

Como Citar

Lorenzo, L. M. D., Takashi, M. H., Reis, V. dos, Cordeiro, K. J. da S., Costa, S. F., & Morais, Íria de F. M. de. (2023). Aplicabilidade da Nursing Activities Score para avaliação da carga de trabalho da enfermagem nas unidades de terapia intensiva. REVISA, 12(2), 313–320. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/139

Edição

Seção

Revisão de Literatura